Avançar para o conteúdo principal

O Nome…


A escolha do nome para o futuro filho é uma atividade que em nada pode ser descurada ou negligenciada. E agora que já chamei a vossa atenção dou início à crónica.
Não é meu objetivo colocar os pais ou futuros pais em pânico. No entanto a escolha do nome para o futuro filho é, em boa verdade, ainda mais importante do que podemos imaginar…
É do conhecimento geral de que nomes há efetivamente muitos, desde a letra A até à letra Z, a escolha é quase infindável, mas não é qualquer um que serve. E pensa o leitor, “pois, existem muitos nomes que eu não gosto.”. Sim, claro e gostos são gostos. Mas mesmo filtrando todos os nomes que não gostamos ou que não agradam, e filtrando ainda os nomes não autorizados no registo, existem certos cuidados a ter em mente.
Bem sei que muitos de vós possam não estar consciencializados para tal paradigma, mas a verdade é que existem nomes a evitar. Existem nomes que se podem tornar “problemáticos” e assombrar toda uma vida. A vida do seu filho. Não sei se ainda me estou a entender! Mas não vou aqui entrar muito em casos específicos, para não dar ideias e penalizar mais ainda quem padece de um nome “problemático”.
Deixo então como sugestão:
  • Não escolha nenhum nome que possa rimar com algo menos bom, lembre-se das frases e rimas de quando eram petizes. Lembra-se da “Aurora”, ou do “Diogo”?
  • Lembra-se dos nomes dos colegas de escola que eram gozados pelo seu nome? Evite esses nomes!
  • Não escolha um nome que coincida com a personagem de um desenho animado, ou de um super-herói.
  • Não escolha um nome demasiado raro, os colegas poderão olhar de lado para o seu filho.
  • Não escolha um nome que seja dado a diminutivos, quando eles são pequenos, até pode ser bonito, mas quando o miúdo se torna num graúdo, o diminutivo pode dar cabo da sua autoestima.
  • Não escolha um nome do início do abecedário, caso contrário o seu filho será quase sempre o primeiro, e muitas vezes ser primeiro não é bom. Tome o exemplo de um exercício em que o seu filho é o primeiro ou dos primeiros e ainda não tem noção de como se faz o exercício.
  • Não escolha um nome no fim do abecedário, caso contrário o seu filho será sempre o último, ou dos últimos e passará grandes secas na vida.
  • Não escolha um nome de uma personagem de uma novela, mais tarde vai acabar por se arrepender.
  • Tenha em atenção, caso pretenda dar dois nomes próprios ao seu filho, que existem combinações no mínimo deploráveis. Lembre-se da famigerada combinação de Kátia com Vanessa (Kátia Vanessa).
E agora que deixei algumas dicas para a difícil tarefa que é a escolha do nome para o seu filho, espero que as dicas aqui apresentadas tenham sido profícuas para uma melhor escolha do nome, bem como para o futuro do seu filho no árduo mundo do social.

E já sabe, se ignorou as sugestões do Campos, depois não diga que o Campos não avisou…


A análise do senhor provedor:
Mas qual é o problema do nome começar pela letra A? Nunca tive problemas, nem pessoais, nem profissionais, nem políticos. O sr. Campos deve ter traumas! Ehhh!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eletrão à mesa…

  Situado no centro histórico da cidade Berço, num antigo palacete do século XVII, o restaurante Covil do Eletrão apresenta uma ampla sala que se traduz num espaço elegante e de requinte. Paredes avermelhadas, teto bordejado por efeitos e pinturas à época pontuadas por candelabros de cristal e móveis de época contrastam numa perfeita simbiose que se funde com o rude e austero do eletrão transportando o freguês para um conceito arrojado e inovador de oportunidade única. Reza a história de que neste espaço passaram 30 eletrões dos quais um teve o papel fundamental na redefinição deste espaço tal como hoje conhecemos. Resultado de um ato disruptivo e de uma euforia característica de si mesmo, este Messias surripiou uma taça grande de metal à qual introduziu vinho para grande gáudio dos demais, partilhando assim o precioso néctar entre os eletrões e transformando num ritual que dura até aos dias de hoje. Apesar de todo o festim nem tudo corria de feição pois no seio dos eletrões havia u

Comunicado:0001

Tenho vindo a constatar nos últimos meses de que algo de estranho se passa no reino animal. Não sei qual a verdadeira razão, qual o motivo, mas o certo é que as aves, nomeadamente os pássaros apresentam os seus reflexos a um nível diminuto. É frequente, por pouco não atropelar um melro, um pardal, ou mesmo uma rola, pois estes permanecem pousados na estrada até ao último milésimo de segundo. Por vezes, ainda, praticam um voo rasante que por pouco não “atropelam” o nosso carro. A minha proposta seria que se abrisse uma espécie de fórum onde se debatesse algumas respostas possíveis à questão levantada. Para tal, podem deixar alguns comentários.

Colecionismo representado: 0011

Local: Guimarães, Portugal Coleção temática de outdoors  de propaganda musical Foto gentilmente cedida pelo sr. Armando Silvério. A análise do senhor provedor senhor Américo Baptista: O Sr. Silvério tem coleções sobre temas que não lembram a mais ninguém.