Avançar para o conteúdo principal

O Nome…


A escolha do nome para o futuro filho é uma atividade que em nada pode ser descurada ou negligenciada. E agora que já chamei a vossa atenção dou início à crónica.
Não é meu objetivo colocar os pais ou futuros pais em pânico. No entanto a escolha do nome para o futuro filho é, em boa verdade, ainda mais importante do que podemos imaginar…
É do conhecimento geral de que nomes há efetivamente muitos, desde a letra A até à letra Z, a escolha é quase infindável, mas não é qualquer um que serve. E pensa o leitor, “pois, existem muitos nomes que eu não gosto.”. Sim, claro e gostos são gostos. Mas mesmo filtrando todos os nomes que não gostamos ou que não agradam, e filtrando ainda os nomes não autorizados no registo, existem certos cuidados a ter em mente.
Bem sei que muitos de vós possam não estar consciencializados para tal paradigma, mas a verdade é que existem nomes a evitar. Existem nomes que se podem tornar “problemáticos” e assombrar toda uma vida. A vida do seu filho. Não sei se ainda me estou a entender! Mas não vou aqui entrar muito em casos específicos, para não dar ideias e penalizar mais ainda quem padece de um nome “problemático”.
Deixo então como sugestão:
  • Não escolha nenhum nome que possa rimar com algo menos bom, lembre-se das frases e rimas de quando eram petizes. Lembra-se da “Aurora”, ou do “Diogo”?
  • Lembra-se dos nomes dos colegas de escola que eram gozados pelo seu nome? Evite esses nomes!
  • Não escolha um nome que coincida com a personagem de um desenho animado, ou de um super-herói.
  • Não escolha um nome demasiado raro, os colegas poderão olhar de lado para o seu filho.
  • Não escolha um nome que seja dado a diminutivos, quando eles são pequenos, até pode ser bonito, mas quando o miúdo se torna num graúdo, o diminutivo pode dar cabo da sua autoestima.
  • Não escolha um nome do início do abecedário, caso contrário o seu filho será quase sempre o primeiro, e muitas vezes ser primeiro não é bom. Tome o exemplo de um exercício em que o seu filho é o primeiro ou dos primeiros e ainda não tem noção de como se faz o exercício.
  • Não escolha um nome no fim do abecedário, caso contrário o seu filho será sempre o último, ou dos últimos e passará grandes secas na vida.
  • Não escolha um nome de uma personagem de uma novela, mais tarde vai acabar por se arrepender.
  • Tenha em atenção, caso pretenda dar dois nomes próprios ao seu filho, que existem combinações no mínimo deploráveis. Lembre-se da famigerada combinação de Kátia com Vanessa (Kátia Vanessa).
E agora que deixei algumas dicas para a difícil tarefa que é a escolha do nome para o seu filho, espero que as dicas aqui apresentadas tenham sido profícuas para uma melhor escolha do nome, bem como para o futuro do seu filho no árduo mundo do social.

E já sabe, se ignorou as sugestões do Campos, depois não diga que o Campos não avisou…


A análise do senhor provedor:
Mas qual é o problema do nome começar pela letra A? Nunca tive problemas, nem pessoais, nem profissionais, nem políticos. O sr. Campos deve ter traumas! Ehhh!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Proposta 001: Mark McNamara Shopping

Hello mr. Mark McNamara, Do you still in the jail? If you are in jail, perhaps I can solve your problem... I have a friend, is a great senator with big conections and so, he can move some mountains and solve your problem. I have a propose for you, "Doutrinas Campesianas" wants to enhance the contents, and that strategy includes a shopping web space. We think you are the best one to make that strategy on the practise. Do you acept our propose? Best regards, Campos.

Mecânica Automóvel

Olá muito… Qualquer coisa… Seja lá o que for “qualquer coisa”, certo é que não me importa nem um pouco o que possa ser essa “qualquer coisa”. Com toda a frontalidade, até me estou marimbando, pois não estou aqui para apaparicar-vos com falinhas mansas, mesmo sabendo que corro o risco que fiquem apenas por este parágrafo… O que interessa é que tenho que começar esta espécie de crónica e como não arranjava forma de o fazer, entrei assim a roncar… Essa mecânica, meus caros como tem passado ultimamente? Algum “engripamento” após estas mudanças súbitas no tempo? Problemas na cambota? Ou algum apoio do motor partido? E agora que está quebrado algum gelo, vamos lá finalmente ao que interessa. Não querendo deitar por terra toda uma reputação construída ao longo do tempo, e sem querer aqui expor em praça pública de forma descarada e gratuita a minha ignorância no que toca à temática da mecânica automóvel, sinto-me na obrigação de partilhar algumas das minhas angústias, isto sem querer ...