Avançar para o conteúdo principal

Não tenho formação...

Um fulano desconhecido, vindo talvez do nada, não sei de onde e sem qualquer razão aparente, assalta-me! Prostra-me violentamente com uma conversa futebolística. Não sei por que o faz, certo é que parte do princípio (talvez ingenuamente) de que eu também sou um amante (fanático?) do futebol. Não sei o que dizer a este (pobre?) homem, pois não penso nem actuo futebolisticamente. Nada profiro, nada afianço, remeto-me ao silêncio, limitando-me a um simples acenar da cabeça, oiço as suas opiniões (escabrosas? Energúmeno, eu?). As suas aflições, as suas tácticas, os seus problemas (do clube claro está!), as suas preocupações entre tantas outras coisas envoltas nas quatro linhas do campo, confinadas a um único plano de cor esverdeada. Não arrisco, oculto ainda a minha opinião sobre o assunto, não me comprometo, não arco ainda mais com as consequências (que não posso medir). São tremendas, são demasiado pesadas, o fantasma persegue-me! Talvez tenha algum defeito físico, sinceramente não sei, talvez até me falte algum lóbulo cerebral. Pois, não consigo reagir como a maior parte dos comuns mortais, a estas coisas do futebol. Nada me diz, antes pelo contrário: aborrece-me, de certo modo até me prejudica. O homem, não se apercebe, está convencido de que está a dialogar, embora na verdade não passe de um monólogo. Não o confronto, não lhe goro as expectativas, não entro em guerras… Ainda tenho a esperança de que se canse, que se farte de falar, mas este é dos duros, nada o demove e nem sequer o meu silêncio, o detêm!
Vêm-me agora à memória reminiscências da minha meninice, jogos de futebol improvisados, no tempo em que se jogava apenas e ponto final. Tempo em que o “fora de jogo” não existia (ou pelo menos para mim) e que era chamado ingenuamente por “estar à mama”.
Não tenho formação, não tenho formação para falar com este tipo! Sei resolver equações de segundo grau, mas impiedosamente não consigo manter uma conversa com este tipo! Fico estarrecido, fico preocupado, atormentado. Mas que raio posso eu fazer? Formação genérica do mundo do futebol? Existirão cursos desses? Nahh… Provavelmente não!
 
 
Análise do senhor provedor Américo Baptista:
Não tem formação? Como pode dizer uma coisa dessas? Mas o Sr. não vê notícias? Qualquer cidadão com a inteligência média de um europeu consegue ter uma licenciatura em futebol, são 15 minutos todos os dias nas notícias, ora isso dá muito tempo ao longo da vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Proposta 001: Mark McNamara Shopping

Hello mr. Mark McNamara, Do you still in the jail? If you are in jail, perhaps I can solve your problem... I have a friend, is a great senator with big conections and so, he can move some mountains and solve your problem. I have a propose for you, "Doutrinas Campesianas" wants to enhance the contents, and that strategy includes a shopping web space. We think you are the best one to make that strategy on the practise. Do you acept our propose? Best regards, Campos.

Mecânica Automóvel

Olá muito… Qualquer coisa… Seja lá o que for “qualquer coisa”, certo é que não me importa nem um pouco o que possa ser essa “qualquer coisa”. Com toda a frontalidade, até me estou marimbando, pois não estou aqui para apaparicar-vos com falinhas mansas, mesmo sabendo que corro o risco que fiquem apenas por este parágrafo… O que interessa é que tenho que começar esta espécie de crónica e como não arranjava forma de o fazer, entrei assim a roncar… Essa mecânica, meus caros como tem passado ultimamente? Algum “engripamento” após estas mudanças súbitas no tempo? Problemas na cambota? Ou algum apoio do motor partido? E agora que está quebrado algum gelo, vamos lá finalmente ao que interessa. Não querendo deitar por terra toda uma reputação construída ao longo do tempo, e sem querer aqui expor em praça pública de forma descarada e gratuita a minha ignorância no que toca à temática da mecânica automóvel, sinto-me na obrigação de partilhar algumas das minhas angústias, isto sem querer ...