Avançar para o conteúdo principal

Desporto

Olá meus caros… Então, têm feito muito desporto? É que se estão para aí suados talvez seja melhor irem tomar um banhinho ou pelo menos mudar de camisola, não vá o caso de apanharem algum resfriado, que é coisa que não costuma ser muito conveniente…
O tema da crónica, como já devem ter notado, é desporto. E perguntam vocês com um ar estupefacto de quem acabou de ver um bacalhau seco a nadar num aquário: ”Mas o que é que o Campos percebe de desporto?”, e eu respondo “Nada!”, mas um tipo tem que fazer pela vida e como bem sabem as coisas não estão fáceis em lado nenhum…
Bom agora que a introdução está feita, resta apenas a parte mais difícil… Não há-de ser nada!
Começo então por chamar a atenção, para os mais comodistas, os desportistas do sofá. Meus senhores! Levantar copos não é desporto, ou pelo menos ainda não é modalidade olímpica. E por falar em modalidades olímpicas, uma quase boa notícia para muitos de vós, pois é, já se fala em tornar a dança no varão numa modalidade olímpica! E agora que está feito o aviso, com um rebuçadinho e tudo, voltamos à questão essencial – o desporto. Voltando então aos não desportistas por comodidade, argumentos como: “Ah e tal o tempo não está muito bom…”. Meus caros já ouviram falar de ginásios, bicicletas elípticas, passadeiras, abertas no tempo e casacos oleados? Deixem-se lá de ser preguiçosos, porque isto do desporto às vezes até faz bem. Mas também não abusem muito, não vá aparecer alguma luxação num músculo e agora com estas taxas no hospital a coisa não está fácil…
Uma coisa que sempre me intrigou foram os voyeurs do futebol. Sim voyeurs, sujeitos não praticantes que observam os outros a praticar. No fundo a diferença entre estes indivíduos e os pornógrafos que vêm apenas filmes, é muito ténue… De volta aos voyeurs do futebol, acho impressionante o seu interesse e empenho que até fico com náuseas. Estes tipos levam isto do futebol muito a sério, muito a peito, elevam o futebol a um patamar de tal forma elevado, que até os próprios jogadores (supostamente quem deveria lucrar com futebol) ficam embaraçados. Inventam todo um dialecto muito próprio, quase que indecifrável e altamente intrincado, em especial para quem está de fora deste mundo. Um outro fenómeno igualmente interessante no futebol é a capacidade de entrosamento de jogos por parte dos adeptos, ora tanto assistem fervorosamente ao jogo, como arremessam cadeiras para o campo (um outro desporto). Creio que este peculiar modo bipolar, não será certamente nada mais que uma forma de desanuviamento de uma vida árdua e penosa por parte dos adeptos.
E agora só para terminar, e para que não me venham dizer: “Mas oh Campos, tu e desporto são como água e azeite…”. Não, não é verdade! E para o provar vou deixar como nota, algo que poderá revolucionar o mundo do desporto. E perguntam vocês, mas nesta altura do campeonato, com tantos desportos, com tantas variantes, bolas nas mais variadas formas e tamanhos, discos, tacos, cadeiras em campo, músculos a rodos de todas as partes do corpo, em pista, em campo, em piscina e em todo o lado. Mas que raio é que o Campos terá para acrescentar de novo neste reino tão vasto que é desporto? Pois bem, meus caros, vou-vos introduzir o conceito da “natação sincronizada de precisão”. Imaginem uma piscina com água e alguns nadadores no seu interior. Até aqui nada de novo, uma piscina com nadadores, mas imaginem que nessa piscina passa um fio eléctrico ligado à corrente. E agora vocês dizem: “Mas oh Campos, isso não é perigoso?”, e eu respondo: “Talvez! Não digo que não…”. Mas vejam só o espectáculo e qualidade técnica nos movimentos altamente sincronizados que esta nova prática poderá proporcionar. Acho que valerá bem a pena tentar…
Fiquem bem, e não se esqueçam de levar luvas para a praia (sobretudo se forem à água) …



Análise do senhor provedor Américo Baptista:
A eletricidade não casa muito bem com a água. Não me parece lá muito boa ideia. Eu já apanhei um choque na arca congeladora, porque tinha os pés molhados, o meu cunhado que é trolha fez uma puxada para o anexo onde está a arca, e não colocou o fio amarelo e verde, disse que isso não importava, “funciona na mesma” diz ele. O resultado foi um valente esticão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Proposta 001: Mark McNamara Shopping

Hello mr. Mark McNamara, Do you still in the jail? If you are in jail, perhaps I can solve your problem... I have a friend, is a great senator with big conections and so, he can move some mountains and solve your problem. I have a propose for you, "Doutrinas Campesianas" wants to enhance the contents, and that strategy includes a shopping web space. We think you are the best one to make that strategy on the practise. Do you acept our propose? Best regards, Campos.

Mecânica Automóvel

Olá muito… Qualquer coisa… Seja lá o que for “qualquer coisa”, certo é que não me importa nem um pouco o que possa ser essa “qualquer coisa”. Com toda a frontalidade, até me estou marimbando, pois não estou aqui para apaparicar-vos com falinhas mansas, mesmo sabendo que corro o risco que fiquem apenas por este parágrafo… O que interessa é que tenho que começar esta espécie de crónica e como não arranjava forma de o fazer, entrei assim a roncar… Essa mecânica, meus caros como tem passado ultimamente? Algum “engripamento” após estas mudanças súbitas no tempo? Problemas na cambota? Ou algum apoio do motor partido? E agora que está quebrado algum gelo, vamos lá finalmente ao que interessa. Não querendo deitar por terra toda uma reputação construída ao longo do tempo, e sem querer aqui expor em praça pública de forma descarada e gratuita a minha ignorância no que toca à temática da mecânica automóvel, sinto-me na obrigação de partilhar algumas das minhas angústias, isto sem querer ...