Avançar para o conteúdo principal

O Nome…


A escolha do nome para o futuro filho é uma atividade que em nada pode ser descurada ou negligenciada. E agora que já chamei a vossa atenção dou início à crónica.
Não é meu objetivo colocar os pais ou futuros pais em pânico. No entanto a escolha do nome para o futuro filho é, em boa verdade, ainda mais importante do que podemos imaginar…
É do conhecimento geral de que nomes há efetivamente muitos, desde a letra A até à letra Z, a escolha é quase infindável, mas não é qualquer um que serve. E pensa o leitor, “pois, existem muitos nomes que eu não gosto.”. Sim, claro e gostos são gostos. Mas mesmo filtrando todos os nomes que não gostamos ou que não agradam, e filtrando ainda os nomes não autorizados no registo, existem certos cuidados a ter em mente.
Bem sei que muitos de vós possam não estar consciencializados para tal paradigma, mas a verdade é que existem nomes a evitar. Existem nomes que se podem tornar “problemáticos” e assombrar toda uma vida. A vida do seu filho. Não sei se ainda me estou a entender! Mas não vou aqui entrar muito em casos específicos, para não dar ideias e penalizar mais ainda quem padece de um nome “problemático”.
Deixo então como sugestão:
  • Não escolha nenhum nome que possa rimar com algo menos bom, lembre-se das frases e rimas de quando eram petizes. Lembra-se da “Aurora”, ou do “Diogo”?
  • Lembra-se dos nomes dos colegas de escola que eram gozados pelo seu nome? Evite esses nomes!
  • Não escolha um nome que coincida com a personagem de um desenho animado, ou de um super-herói.
  • Não escolha um nome demasiado raro, os colegas poderão olhar de lado para o seu filho.
  • Não escolha um nome que seja dado a diminutivos, quando eles são pequenos, até pode ser bonito, mas quando o miúdo se torna num graúdo, o diminutivo pode dar cabo da sua autoestima.
  • Não escolha um nome do início do abecedário, caso contrário o seu filho será quase sempre o primeiro, e muitas vezes ser primeiro não é bom. Tome o exemplo de um exercício em que o seu filho é o primeiro ou dos primeiros e ainda não tem noção de como se faz o exercício.
  • Não escolha um nome no fim do abecedário, caso contrário o seu filho será sempre o último, ou dos últimos e passará grandes secas na vida.
  • Não escolha um nome de uma personagem de uma novela, mais tarde vai acabar por se arrepender.
  • Tenha em atenção, caso pretenda dar dois nomes próprios ao seu filho, que existem combinações no mínimo deploráveis. Lembre-se da famigerada combinação de Kátia com Vanessa (Kátia Vanessa).
E agora que deixei algumas dicas para a difícil tarefa que é a escolha do nome para o seu filho, espero que as dicas aqui apresentadas tenham sido profícuas para uma melhor escolha do nome, bem como para o futuro do seu filho no árduo mundo do social.

E já sabe, se ignorou as sugestões do Campos, depois não diga que o Campos não avisou…


A análise do senhor provedor:
Mas qual é o problema do nome começar pela letra A? Nunca tive problemas, nem pessoais, nem profissionais, nem políticos. O sr. Campos deve ter traumas! Ehhh!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eletrão à mesa…

  Situado no centro histórico da cidade Berço, num antigo palacete do século XVII, o restaurante Covil do Eletrão apresenta uma ampla sala que se traduz num espaço elegante e de requinte. Paredes avermelhadas, teto bordejado por efeitos e pinturas à época pontuadas por candelabros de cristal e móveis de época contrastam numa perfeita simbiose que se funde com o rude e austero do eletrão transportando o freguês para um conceito arrojado e inovador de oportunidade única. Reza a história de que neste espaço passaram 30 eletrões dos quais um teve o papel fundamental na redefinição deste espaço tal como hoje conhecemos. Resultado de um ato disruptivo e de uma euforia característica de si mesmo, este Messias surripiou uma taça grande de metal à qual introduziu vinho para grande gáudio dos demais, partilhando assim o precioso néctar entre os eletrões e transformando num ritual que dura até aos dias de hoje. Apesar de todo o festim nem tudo corria de feição pois no seio dos eletrões hav...

Entrevista 001: Banda Slash Zero

- Olá viva a todos, hoje e em exclusivo para as doutrinas temos connosco o grande vocalista da banda Slash Zero. Começo esta entrevista apresentando-te desta forma porque não sei o teu nome e sei ainda que pretendes manter em segredo o teu nome, quer falar-nos acerca disso? - Os Slash Zero, são os Slash Zero. Porque somos um grupo e não um conjunto de individualidades. Desde o início deste grande projeto que optamos por esta filosofia, e é esta a filosofia que pretendemos para este projeto. - Foi difícil chegarem ao nível que hoje os Slash Zero representam? - Difícil não diria, muitos de nós poderão entender como fraqueza. Diria sem qualquer receio, que foi árduo e por vezes tortuoso. Mas como deverás saber corremos nesta pista com muito gosto e prazer. A música é a nossa paixão. - Os críticos musicais apontam inúmeras vezes a vossa banda como uma banda de Medon Drag, sei que os Slash Zero possuem uma interpretação ligeiramente diferente desta, queres falar-nos um po...

Última Hora...

Devido a motivos técnicos, a última edição não contará com os contributos valiosos do Senhor Américo Baptista. O Senhor Provedor encontra-se em retiro espiritual por terras do Nepal. As nossas desculpas, desde já por esta enorme lacuna que certamente deixará a edição menos rica! O desejo de uma ótima e revigorante estadia, são os votos das doutrinas Campesianas. O Campos.